Apesar de uma avalanche de entradas desde seu lançamento original em 1991 muitos ainda consideram Sonic the Hedgehog 2 o auge da série. Sonic the Hedgehog 2 foi elogiado após o lançamento em 1992 e surpreendentemente essa excelente reputação não desapareceu décadas depois. Pedimos às pessoas por trás do sucesso do jogo que compartilhassem como o segundo lançamento de Sonic se tornou uma das forças motrizes da Sega em sua luta contra a Nintendo.
Quer jogar este videogame do Sonic? cLique AQUI
Saindo do enorme sucesso do Sonic the Hedgehog, desenvolvido no Japão, a Sega realocou os esforços de desenvolvimento para a sequência do recém-fundado Sega Technical Institute nos EUA. A Sega contratou Mark Cerny para liderar o STI, que desde então ajudou a criar outros mascotes como Crash Bandicoot e Spyro the Dragon. Os principais membros da equipe de desenvolvimento original, como o criador da série Yuji Naka, mudaram-se para os Estados Unidos para trabalhar na sequência do título principal do Genesis.
“A equipa de desenvolvimento mudou-se para São Francisco durante o desenvolvimento do Sonic the Hedgehog 2, e pudemos reconhecer o grande poder deste título nos Estados Unidos e ouvir as opiniões das crianças”, diz Naka. “Acho que foi uma boa influência para a equipe de desenvolvimento.”
Al Nilsen, ex-diretor de marketing da Sega of America, diz que a equipa decidiu fazer de tudo para garantir que pudesse acompanhar a estreia de seu mascote com outro grande sucesso. “O problema das sequências – seja um livro, um filme ou videogame – é que as sequências nem sempre entregam e em muitos casos, são ruins”, diz ele. A equipa de desenvolvimento sabia que precisava aumentar a aposta para a sequência antecipada, e a equipa de Naka tinha muitas ideias. No entanto, um traço definidor principal teve que permanecer. “O que permaneceu o mesmo foi a busca da velocidade do Sonic”, diz Naka. “Em Sonic The Hedgehog 2, aumentamos o limite de velocidade do título anterior. Acho que isso provou nossa paixão por velocidade. Este jogo também tinha um modo 2P que tentamos instalar em Sonic The Hedgehog na fase posterior de desenvolvimento . Estou muito feliz por termos continuado isso e conseguido na sequência.
O ex-CEO da Sega of America, Tom Kalinske, que trabalhou de perto com a equipa de desenvolvimento ao lado de Nilsen e da ex-gerente de produto Madeline Schroeder, diz que a comunicação constante entre a equipe de produto e a equipe de desenvolvimento ajudou o processo naqueles dias. Nilsen diz que o ciclo de feedback ajudou a equipa a refinar o Sonic 2 até o jogo elogiado que temos hoje. “O jogo provavelmente poderia ter três vezes o tamanho se deixássemos tudo o que estava lá”, diz ele. “Naka e sua equipe realmente fizeram um trabalho fenomenal ao editar o que estaria no jogo e não tiveram medo de dizer: ‘Estou trabalhando nisso há quatro meses, não está funcionando. Vamos retirá-lo. Em muitos jogos, isso não vai acontecer. Foi apenas uma ótima gestão do projeto.”
Nilsen afirma que Sonic 2 parecia um grande sucesso antes de quase qualquer outro jogo que a empresa tinha visto. Por causa dessa confiança, a equipa de marketing começou a elaborar promoções elaboradas como “Sonic 2sday” e um pôster com o slogan “Are You Up 2 It?” A Sega apostou muito que tinha um grande sucesso em suas mãos e queria que isso fosse tanto uma celebração quanto o lançamento de um produto.
Com o Sonic 2, as apostas eram tão altas para a Sega que o jogo foi polido até o último momento possível e depois levado para o Japão para produção por duas pessoas em dois aviões separados – apenas no caso de algo dar errado com um avião. O código chegou ao Japão sem problemas mas apesar da confiança da Sega, a dúvida se ele corresponderia ou não ao hype aos olhos do público permaneceu.
Quando questionado sobre o que significaria para a Sega se o Sonic 2 falhasse, Nilsen fez uma longa pausa antes de dizer que é difícil imaginar. “Acho que isso significaria uma mudança de foco para nós”, diz ele. “Poderíamos ter desligado o Sonic 2sday indo até maio de 92, então nos sentimos muito bem com o que vimos no Sonic 2 ao saber que não seria apenas uma sequência comum, seria sim uma sequência muito melhor. Mas se não tivesse, teríamos descoberto outra coisa. Nós somos a Sega! Só não sei o que é e não quero ter que pensar nisso, mas teríamos feito outra coisa.”
Felizmente para Nilsen, a Sega não precisou se preocupar em bolar um plano B. O jogo acabou sendo considerado um dos melhores jogos de plataforma 2D dos anos 90 por fãs e críticos. Ele impulsionou as vendas de hardware Genesis a ponto de quase igualar a Nintendo em termos de participação de mercado. Os estágios polidos, desafiadores e investidores deram aos jogadores um playground maior para acelerar. A inclusão do movimento “Spin Dash” principal do Sonic aumentou substancialmente as opções de jogo dos jogadores e o jogo serve como a introdução de Tails, o companheiro mais popular da série até hoje. “Eles entregaram não apenas um bom jogo, mas um jogo fenomenal com novos elementos tornando-o maior e melhor”, diz Nilsen.
O atual chefe do Sonic Team, Takashi Iizuka, não trabalhou no jogo porem reconhece o quanto Sonic 2 é especial. “Como alguém que trabalhou no Sonic 3, dói-me dizer isso mas sinto que o Sonic 2 é realmente o melhor da série clássica do Sonic”, diz ele. “O design de nível é muito, muito sólido. Há muitas razões pelas quais eu acho que muitas pessoas ainda gravitam ao jogar o Sonic 2. Este titulo, o Sonic 2, aconteceu na América com a mistura perfeita de equipe de desenvolvimento dos EUA junto com a equipe de desenvolvimento japonesa e todos conversando, discutindo e trabalhando juntos onde todos os funcionários diriam que é um ótimo jogo para o gosto japonês mas também um ótimo jogo para o gosto americano. Sonic 2 realmente capturou aquele senso global de design de jogo e design de nível.
O legado de Sonic 2 vive até hoje, pois aparece em várias plataformas e serve como padrão ouro para todos os jogos Sonic 2D. Um desses títulos é o recém-lançado Sonic Mania, que homenageia os jogos clássicos da franquia a cada passo. Sonic Mania garante que o legado continua vivo, pois não apenas teve uma boa avaliação, mas como também teve um bom desempenho para a Sega, classificando-se altamente em lojas digitais como a eShop da Nintendo por meses após seu lançamento. Sonic the Hedgehog 2 é um título inegavelmente especial que solidificou o borrão azul da Sega como um verdadeiro candidato a Mario e até hoje, fãs, críticos e seus criadores olham para o esforço do segundo ano do ouriço veloz com grande carinho.